Doenças da pele: Carcinoma Basocelular

O carcinoma basocelular (epitelioma basocelular) é um tumor maligno da pele. É o câncer da pele mais frequente, representando cerca de 70% de todos os tipos. Sua ocorrência é mais comum após os 40 anos de idade, nas pessoas de pele clara e seu surgimento tem relação direta com a exposição acumulativa da pele à radiação solar durante a vida. A proteção solar é a melhor forma de prevenir o seu surgimento.

Por ser um tumor de crescimento muito lento e que não dá metástases (não envia células para outros órgãos), é o de melhor prognóstico entre os cânceres da pele. No entanto, pode apresentar característica invasiva e, com o seu crescimento, destruir os tecidos que o rodeiam atingindo até a cartilagem e os ossos. grande maioria das lesões aparece na face.

O tratamento do carcinoma basocelular é na maioria das vezes cirúrgico, seja pela eletrocirurgia ou pela cirurgia convencional. O tumor também pode ser tratado pela criocirurgia com nitrogênio líquido. Por ser um tumor que não envia metástases, o tratamento precoce leva à cura na maioria das vezes, daí a importância de se procurar um dermatologista para avaliar as lesões suspeitas.

Ficou com alguma dúvida?

Utilize nossos canais de comunicação para falar com a Ciência® e tirar todas as suas dúvidas.

ou ligue

48 3878-6000